sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tem que dar no couro!

Oi pessoal,
Antes de começar a matéria, achei interessante e pesquisei sobre a origem e o uso.
No Antigo Egito, encontraram-se pedaços curtidos cerca de três mil anos A. C. Na China, a fabricação de objetos com couro já era efetuada muito antes da Era Cristã.
A História registra, ainda, que babilônios e hebreus usaram processos de curtimento, e que os antigos gregos possuíram curtumes. Além disso, os índios norte-americanos também conheciam a arte de curtir.
A partir do século VIII, os árabes introduziram na Península Ibérica a indústria do couro artístico, tornando famosos os couros de Córdova.
Em Pérgamo desenvolveram-se, na Idade Antig, os célebres "pergaminhos", usados na escrita e que eram feitos com peles de ovelha, cabra ou bezerro. Com ele eram feitos, também, elmos, escudos e gibões. Os marinheiros usavam-no nas velas e nas embarcações de navios.
No Brasil, desde que a colonização se intensificou, os rebanhos se multiplicaram rapidamente. Os curtumes eram instalados facilmente e o couro era utilizado para fazer alforjes, surrões, bruacas, mochilas, roupas, chapéus, selas, arreios de montaria, cordas e muitas outras utilidades.
A região de maior concentração de curtumes de ribeira (fase inicial do processo) é o centro-oeste do Brasil, devido a proximidade dos rebanhos. Em Portugal, é em Setúbal. Já os curtumes de couro semi-acabado e acabado situam-se em sua maioria nas proximidades dos centros consumidores deste material, como as regiões calçadistas no Vale do Sinos aqui no RS, além de Franca e Jaú, em SP.

Bem, vamos ao que interessa...

A moda couro inverno 2011 promete atender às preferências de homens e mulheres, resgatando tendências que foram sucesso em coleções passadas e apostando em novas costuras. O material serve de confecção para roupas, calçados e bolsas, sempre com a meta de acrescentar elegância, charme e personalidade ao look.
O couro é um material que dificilmente cairá da moda, por isso as grifes procuram explorar o seu glamour nas coleções de outono-inverno. Há uma variedade de produtos que podem ser confeccionados com o couro sintético ou legítimo, mas é importante ter cuidado para fazer as melhores combinações e montar um visual compatível com as tendências.
As peças de vestuário feitas com couro são atemporais e complementam o modelito com diferentes efeitos. Uma jaqueta confeccionada com o material, por exemplo, acrescenta um ar despojado e exalta os elementos de rebeldia que revelaram a peça na década de 50.

  



A saia de couro exalta a sensualidade feminina, enquanto a bolsa complementa o figurino com um toque de elegância.

 

As roupas de couro são bonitas e fazem um perfeito ajuste no corpo, revelando a silhueta feminina ou acrescentando charme ao look masculino. As peças confeccionadas com esse material são funcionais, ou seja, aquecem o corpo durante os dias mais rigorosos de inverno. Independente das tendências que prevalecem no âmbito da moda, ter uma peça de couro no armário é sempre um coringa para montar o look.
Na semana de moda em São Paulo os desfiles das principais grifes ressaltaram o couro sintético como um dos materiais mais importantes da temporada. Além dos tons escuros e neutros, o colorido também esteve presente nas passarelas como uma forma de romper com a sobriedade do figurino e torná-lo mais alegre.
Homens e mulheres devem aproveitar as tendências de couro, para revolucionar a aparência nesta temporada.
Entre as novidades apresentadas na passarela para esse ano está à calça skinny em couro, um modelo que resgata o visual punk da década de 70.



Os couros se apresentam em várias cores, além de apostarem em texturas e brilho para personalizar o visual. Os casacos de couro reto em tonalidades preto, marrom e caramelo também farão sucesso.



Além das roupas de couro, também há uma forte aposta nos calçados, como coturnos e botas de cano alto confeccionadas com o material. A seguir alguns dos tantos modelos & cores:
Coturno masc.
 Coturno fem.

                                                                                             Cano alto
                                    (salto alto)      Salto baixo (cano alto)

 Bom gente,
é mmmuuuiiita coisa em couro e sintético, variações de cores & modelos, ainda bem né.
Vai ser impossível você não achar um do teu estilo e se atirar.
Está esperando o quê?!


Ah, e se você já tem alguma peça e quer saber como conservar, o post do dia 1° de Abril tem algumas dicas, vai lá e confere.

Abraços,
e um final de semana M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O aos amigos & clientes!
Equipe CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário