terça-feira, 19 de abril de 2011

Por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia?

 A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia ocorreu três dias após a sua crucificação. É comum em todas as igrejas cristãs, o Domingo ser um dia destinado à comemoração da Ressurreição de Cristo, realizada através da Eucaristia, porém o Domingo de Páscoa é diferenciado dos outros, neste é celebrado o aniversário da ressurreição, a festa da vida.
A festa faz referência à última ceia de Jesus com os discípulos, sua prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição. A celebração inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, período compreendido como Semana Santa.
A Páscoa é uma das festas mais antigas, e a principal festa do ano litúrgico cristão. Surgiu em Roma no início do segundo século.


A forma de calcular o Domingo de Páscoa é contando 46 dias a partir da Quarta-feira de Cinzas. A Páscoa cristã acontece antes da Quaresma, período que dura 40 dias entre a Quarta-feira de Cinzas e o Domingo de Ramos, que ocorre uma semana antes da Páscoa. A festa dos ramos relembra a entrada de Jesus em Jerusalém, pouco antes de sua morte.

No hemisfério Norte* a Páscoa é festejada no início da primavera, onde alguns elementos como, por exemplo, o coelho, passou a fazer parte da festa, por ser um animal com grande poder reprodutor e o primeiro a reaparecer depois do inverno*.
 Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de Março e no máximo em 24 de Abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".


 Um pensamento p/ a semana:
"A alegria te mantém doce, desafios te mantém forte, tristezas te mantém humano, falhas te mantém humilde, sucesso te mantém reluzente, mas...somente amigos...
te mantém em movimento!"
Obrigada aos nossos clientes & amigos por serem parte da nossa vida, independente se é por uma razão, uma estação ou a vida toda!

 
Abraços,

EQUIPE CM


Nenhum comentário:

Postar um comentário